Programa atesta a qualidade nos serviços prestados pelas administradoras para síndicos e condôminos
Com quase 8 anos em pleno funcionamento, o Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial) vem colhendo bons frutos e pelo menos 10 mil condomínios gerenciados por administradoras certificadas são beneficiados. A certificação é um atestado de capacidade técnica fornecida a uma administradora de condomínios que atende a requisitos estabelecidos e auditados pelo Bureau Veritas.
Para o diretor geral do Procondo, Pedro Carsalade, o programa é um grande ganho para o mercado e seus clientes, uma vez que valoriza a atividade condominial e garante segurança e qualidade nos serviços prestados aos condomínios.
“O Procondo efetiva um mercado de administração condominial mais saudável e, como consequência, beneficia o consumidor final. Com o crescimento de condomínios complexos, com grande quantidade de unidades e moradores, e uma legislação complicada e que muda constantemente, fazer a gestão se tornou uma função que exige profissionalismo e uma assessoria atenta e dotada de tecnologia e boas práticas. Por isso, é fundamental que o síndico esteja aliado à uma boa administradora para auxiliar no cumprimento das obrigações previstas em lei – e, de preferência, uma administradora que seja certificada pelo Procondo”, destaca Pedro.
Para condomínios
Para o condomínio, o benefício é contar com uma empresa verificada, já que a certificação é uma ferramenta disponível ao síndico e que assegura a capacidade das administradoras de imóveis de prestar um serviço que esteja de acordo com padrões técnicos exigidos atualmente.
Para administradoras
O Procondo é uma ferramenta necessária para o mercado imobiliário, que evidencia as empresas comprometidas com a qualidade na prestação de serviços, bem como integradas com os procedimentos de atualização. Em síntese, a certificação confere vantagem competitiva no momento de expansão e prospecção.
“O objetivo principal da certificação é ajudar síndicos e condôminos no processo de escolha de empresas confiáveis e altamente capazes de gerir seus patrimônios, principalmente em um momento em que muitos “aventureiros” se intitulam administradores de condomínios, prometendo “milagres” na gestão sem, contudo, possuir a qualidade necessária típica de uma empresa certificada”, complementa Roberto Bigler, diretor efetivo do Procondo.
Como obter a certificação Procondo
Para uma administradora de condomínios ser certificada pelo Procondo, é necessário passar por uma minuciosa auditoria gerida pelo Bureau Veritas – empresa líder mundial em certificações, que verifica cerca de 150 processos com o objetivo de atender aos padrões técnicos exigidos atualmente.
O Procondo tem validade de três anos. Após esse período, as administradoras passam por nova auditoria para manutenção da certificação.