Havia a expectativa de liberar a obrigatoriedade quando a cidade atingisse 75% da população total vacinada. Fim das demais regras libera lotação máxima em todos os estabelecimentos, até nas pistas de dança. Passaporte da vacina continua obrigatório em eventos privados.
Decreto publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro determina a continuidade do uso de máscaras em locais fechados — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Rio
Um decreto sancionado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro determina a continuidade do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e nos transportes públicos. Em áreas abertas, o acessório é facultativo.
O texto, porém, suspende todas as demais restrições contra a Covid na cidade. Entre eles, estavam o limite de ocupação em estabelecimentos, o distanciamento das mesas em restaurantes e o consumo em pé em bares. Paes deu ainda o exemplo do ar-condicionado em táxis, ônibus e carros de aplicativo: “Tá tudo liberado, pode ligar o ar!”
Paes ainda anunciou o primeiro evento público sem a necessidade do passaporte da vacina: será um encontro da Assembleia de Deus de Madureira no Parque Madureira, às 14h de segunda-feira (15).
A manutenção das máscaras em locais fechados acontece após uma transmissão pela internet durante a semana, quando Paes afirmou acreditar que a cidade deverá atingir a terceira fase de imunização ainda neste fim de semana.
“Acredito que até o fim desta semana, até sábado (13), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses,” afirmou Paes.
Máscaras liberadas em áreas abertas
No dia 28 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro publicou uma resolução que regulamentou a lei que permitiu a liberação do uso de máscaras em locais abertos na capital.
Assim, deixou de ser obrigatório usar máscara em áreas abertas nas cidades que se enquadrarem em duas condições: estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid, de acordo com o mapa epidemiológico da semana; ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.
O município do Rio de Janeiro se enquadra nas duas condições e permitiu a liberação do uso máscaras em áreas abertas e sem aglomeração.
Fonte: G1