A segurança é, sem dúvida, um dos assuntos mais discutidos pelos moradores de qualquer condomínio, principalmente nas grandes cidades onde a violência é cada vez maior. E quando se trata da segurança da família e funcionários, todos querem ter acesso aos sistemas mais modernos e eficientes.
É por isso que o mercado não para de desenvolver novas tecnologias. Cartões e senhas numéricas estão ficando para trás. Hoje a Biometria é considerada uma evolução no sistema de segurança e a cada dia mais condomínios instalam leitores de impressão digital em seus acessos.
A tendência é o aumento da procura por projetos de segurança atrelando a tecnologia e uso de biometria. A grande vantagem do controle biométrico é a sua eficácia. Só passa no acesso quem realmente tiver a digital cadastrada, pois nos demais sistemas você pode fornecer seu código ou cartão para outra pessoa entrar.
O sistema é instalado nas portas de acesso do condomínio para total controle e rastreabilidade dos usuários. Os condôminios e funcionários devem cadastrar as digitais, que ficam no banco de dados para serem acessadas no momento do toque.
É importante entender que a Biometria não dispensa a presença de seguranças nos acessos de garagem e portaria. O ideal é que seja utilizada junto a um sistema de segurança planejado.
A Biometria, aliada a outras tecnologias, como por exemplo monitoramento da guarita em tempo real e câmeras conectadas a uma central externa, estão garantindo o aumento da segurança em diversos condomínios no país.
Existem outros tipos de leitores no mercado que fazem o reconhecimento de face, íris e geometria da mão, por exemplo, porém a impressão digital é a que tem o melhor custo/benefício e, portanto, é hoje a mais utilizada em condomínios residenciais no Brasil.
Muitas vezes a inserção da Biometria faz parte de um projeto mais amplo de segurança e envolve estudos e análises de riscos. O importante é consultar uma empresa de segurança qualificada e planejar a segurança do condomínio com tranquilidade e eficiência.