O verão pode estar quase acabando, mas os dias (muito) quentes continuam incomodando muita gente, não é verdade?! Pensando nisso, resolvemos falar, no post de hoje, sobre soluções naturais para o calorão – economizando com o ar-condicionado. Confira abaixo!
Mesmo sendo uma ótima alternativa para aqueles dias – e noites – de muito calor, o aparelho de ar condicionado é um vilão quando o assunto é o consumo de energia elétrica. Por conta dele, a conta de luz costuma aumentar muito, principalmente, no verão.
Então, que tal aproveitar alguns outros recursos, ecologicamente corretos, inclusive, garantindo ambientes mais frescos?! Foi pensando nisso que algumas empresas fizeram seus projetos, prestando atenção a cada detalhe, a fim de construir aliando uma arquitetura bioclimática.
Por isso, caso esteja pensando em reformar sua casa, ou vai começar a construir algo do zero, inspire-se nesses projetos que comentaremos a seguir, garantindo ambientes mais equilibrados e, com certeza, que precisam menos do ar condicionado, mesmo quando calor.
O T3 Architecture Asia, escritório especializado em arquitetura bioclimática, localizado no Vietnã, tem apresentado projetos importantes ao redor da Ásia, preocupados com essa questão. Vamos conhecer alguns deles, abaixo…
- Na cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), um projeto habitacional feito para abrigar 350 famílias tinha como preocupação a área muito quente e úmida da região. O edifício tem quartos ventilados naturalmente e proteção solar. Dentre as soluções para isso, estavam corredores abertos ao ar livre, telhados ventilados e isolamento de fibra de vidro.
- Outro exemplo foi a Green Industrial House (Casa Industrial Verde), também no Vietnã. Construída com madeira e metal e paredes arejadas, ventiladores de teto e uma fachada com ventilação dupla diferenciada, o projeto visa controlar melhor a entrada de luz e ventilação naturais.
- Mais um caso de sucesso foi o Green Office Building (Escritório Verde), na cidade de Saigon, que foi todo revestido de madeira. Ele conta com folhas de palmeiras na construção de seu telhado, além de um lago no centro do terreno.
- Em Myanmar, um hotel verde, o Green Resort Bagan, possui proteção solar, ventilação natural, telhado verde e, é claro, vegetação abundante. Outro ponto interessante são as instalações de água, que promovem o resfriamento dos ambientes.
Viram só, quantas ideias legais?! O que podemos concluir é que, com o melhor aproveitamento da ventilação e luz naturais, não só economizaremos com o ar condicionado, mas também com lâmpadas, ventiladores, luminárias, entre outros. Esperamos ter te inspirado a entrar nessa onda verde. ☺