A segurança é uma das principais preocupações dentro de um condomínio. Quando esse é o assunto, quase sempre todos concordam com medidas, aparelhos e sistemas que auxiliem e mantenham fora de perigo os moradores. No post de hoje, resolvemos falar dos tipos de controle de acesso em condomínio. Confira!
Com o passar do tempo, várias tecnologias vêm sendo criadas e aprimoradas no quesito segurança. E muitas são aplicáveis aos edifícios. Dentre elas estão as diversas formas de controle de acesso, que ajudam a organizar e a gerir o fluxo de entrada e saída de pessoas. Saiba mais sobre isso a seguir!
O controle de acessos a um imóvel tem o objetivo de evitar roubos, furtos e outras situações problemáticas às quais um condomínio está suscetível. Um sistema deve ser utilizado, permitindo a entrada somente de pessoas autorizadas. As vantagens de optar por esse recurso são muitas.
Dentre os benefícios, podemos citar, por exemplo, a maior proteção e preservação dos moradores e funcionários, a redução dos custos com profissionais de segurança, o controle de quantidade de pessoas presentes no prédio e o rápido acesso para funcionários terceirizados e visitas frequentes.
Os métodos mais comuns são:
- Biometria
É um sistema que utiliza a impressão digital das pessoas, monitorando sua movimentação num determinado prédio. Também podem ser utilizados o reconhecimento fácil e/ou o de voz, mas a impressão digital é mais popular – e barata. É um controle de acessos extremamente seguro, além de fácil de ser instalado.
- Cartão de proximidade
Amplamente utilizado em estabelecimentos, principalmente, comerciais, possui informações da pessoa, como nome, número de algum documento de identificação, além do nível de acesso. É possível controlar, como na biometria, a movimentação do usuário, porém, sendo mais fácil de ser “conseguido” por mal intencionados, não é tão seguro quanto a primeira opção, mas é, também, um sistema fácil de ser instaurado.
- Portaria remota
Essa é uma solução mais completa, que está revolucionando o mercado. Reduz os custos de uma gestão, uma vez que substitui funcionários da portaria e vigilância por tecnologias avançadas e inovadoras. É um sistema que funciona através de câmeras de segurança instaladas no condomínio, que enviam imagens para uma central de segurança, que, através de profissionais especializados, acompanha a movimentação das pessoas, liberando ou não seu acesso.
É notório que há ótimas opções para ajudar o seu condomínio a ser um local mais seguro, não é verdade?! O controle de acessos auxilia nessa questão, mas outras medidas também precisam ser pensadas, debatidas e colocadas em prática, garantindo a segurança de todos. ☺