Caros Moradores e Síndicos,
No início desta manhã de segunda-feira, 28/08, fomos informados sobre a interrupção do fornecimento de água nas zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A concessionária Águas do Rio explicou que essa medida foi adotada após serem observadas alterações na qualidade da água bruta (não tratada) no ponto de captação do Rio Guandu. Uma espuma de origem ainda desconhecida foi detectada no manancial, levando à paralisação das atividades na estação para garantir a segurança hídrica da população atendida. Leia o comunicado oficial aqui!
A empresa também esclarece que, após a normalização completa das operações da ETA Guandu, a distribuição de água tratada nas áreas afetadas pode levar até 72 horas para ser restabelecida.
Diante desse cenário, é essencial que todos estejam preparados para enfrentar esse período e adotem práticas de economia de água.
Orientamos todos a fazerem o uso consciente da água, priorizando as atividades essenciais. Para auxiliar nesse esforço, compartilhamos algumas dicas rápidas de economia de água:
- Realize uma inspeção para identificar e consertar vazamentos prontamente.
- Utilize a água de forma consciente, evitando desperdícios.
- Considere reutilizar a água da lavagem de roupas para regar plantas.
- Verifique se torneiras, chuveiros e outros equipamentos estão funcionando corretamente.
- Síndico, mantenha os moradores informados sobre a situação e as medidas adotadas no condomínio.
Continuaremos monitorando a situação e compartilhando qualquer informação relevante
Atenciosamente.
———————————————————————————————————
Atualização em 29/08/2023:
Cedae informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, voltou a operar com 100% da capacidade às 4h17 desta terça-feira (29/8).