Olá, pessoal! Muita gente fica na dúvida na hora de escolher seu cantinho entre alugar ou comprar um imóvel, não é mesmo?! Para ajudar essas pessoas, preparamos um post com algumas dicas para tentar sanar essa dúvida.
Na decisão de comprar um imóvel, alguns fatores, pessoais e econômicos, pesam, já que pode ser um investimento arriscado. Para decidir se deve mesmo comprar um imóvel, leve em consideração a situação do mercado de trabalho e as perspectivas do mesmo. Se há o risco de perder o emprego ou de uma mudança salarial, por exemplo, deve-se pensar bem se o investimento de comprar uma casa vale o risco.
Pense também na real necessidade em comprar uma casa/apartamento ou se morar num lugar alugado vale mais à pena. Leve em consideração o “custo de oportunidade”, pois seu dinheiro pode ficar mais um tempo no banco, rendendo.
Se os juros estiverem altos e a perspectiva é de que esse quadro não mude por um tempo razoavelmente longo, é vantagem aproveitar-se desse momento e deixar os recursos da família numa boa aplicação financeira, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Assim, passados alguns meses ou poucos anos, a condição para a compra do imóvel pode ser bem mais favorável e vantajosa.
Cautela nunca é demais! Essa decisão, de suma importância, deve ser tomada com bastante calma e levando em conta todos os aspectos que rodeiam sua vida pessoal e profissional. No atual momento do país, a opção mais indicada, falando de uma forma bem geral, é o aluguel.
Esperamos ter ajudado você a decidir o melhor caminho para seguir!
* Informações tiradas do Portal ZAP Pro